segunda-feira, agosto 28, 2006

Selins de Portugal

Começámos os treinos para a patrulha acrobática "Selins de Portugal"!
Até há um banco aqui de Del Rio que nos quer patrocinar!
O problema é que o Zé Ribeiro não consegue fazer cara de mau (ultimamente só ri e suspira... até irrita...) e toda a gente sabe que se tem de ter cara de mau para fazer parte de uma patrulha acrobática!!! Com o Tex não há crise... é só dizer "opá, opá, opá" e o gajo começa a mandar fumo dos olhos (todos)... eu tenho fama de ter cara de mau (pelo menos nas fotos)... com o Açor é outra conversa... estamos a trabalhar noutras aptidões... ao nível do controlo básico! (O gajo foi solo de Chip, tirou a carta, solo de T-6... há-de aprender a andar de bicicleta)... para já tem sido um excelente carro vassoura!!! O 5º elemento da patrulha não esteve presente no treino porque ainda não treinámos a parte do andar de rojo pelo chão e porque tem contrato com outra equipa por mais quatro dias!... Depois há-de cá vir ter!!!

Bom, ainda não é Segunda e já estamos a pensar no FDS... este que vem é de quatro dias... viva o "Labour Day". Não sei se é esta semana que começam os voos! Os simuladores já aí estão... o primeiro foi giro... como diria o Farinha "a velocidade é um número"!

Boa semana para todos... já falta pouco para o Natal... e como diria a minha prima Ana... "Façam o favor de serem felizes!" (eu vou dar o meu melhor nesse sentido!...)

quarta-feira, agosto 23, 2006

O verdadeiro "aperto"...

Este Domingo fiz-me à estrada mais a malta da minha turma do 38, para uma aventura de 8 horas ao volante, até à base de Holloman no Novo México... objectivo, passar a centrifuga!
Então para quem não sabe é assim:

1 - 20 segundos de aquecimento a 4 G's (com um aumento gradual de G's de 0.8 por segundo)
2 - 30 segundos de "aquecimento" a 5 G's (com um aumento gradual de G's de 1 por segundo)
3 - 30 segundos a 6 G's (com um aumento "gradual"... os 6 G's entram em 1 segundo)
4 - 15 segundos a 7,5 G's (outra vez dos 1 aos 6 G's em 1 segundo)
5 - 10 segundos a 6 G's a olhar para trás (1 aos 6 num segundo)

O mais importante... da minha turma ninguém se apagou e todos fizemos a coisa à primeira.
Desenganem-se... o mais difícil não são os 7,5 G's mas sim os 6 durante 30 segundos... parece que nunca mais acaba!!! Mas no fim até dá para rir!
Algumas nódoas negras e pontinhos vermelhos dos capilares rebentados mas acima de tudo a satisfação de mais uma etapa cumprida!

Depois ainda deu para umas "compritas" no mega-BX da base e olhar desumbrado para os F-117 estacionados na base.
Áh... já me esquecia... descobri na base de Holloman um Silva! O moço contou-me que o Silva era da avó que era Portuguesa! Dei-lhe a minha benção e mandei-o em paz!

Como não podiamos regressar na Segunda ficámos alojados em El Paso (já no Texas) e à "noitinha" lá fomos jantar e beber um "canéco"!... Bem recebidos e orientados pela namorada de um colega meu que é apresentadora de televisão... com direito a visita às instalações e tudo.
Terça mais uma seca de 7 horas e eis-nos de volta a Laughlin!

As gémeas já estão aqui comigo... fica aqui uma foto delas.
Só mais uma coisita... bjinhos para as duas Açoreanas que já se foram e para a Holandesa de São João... para a Maria do Zé... bjokas, obrigado pela companhia e pelo resto! (não sejam porcos que não vos fica nada bem!!!)

quarta-feira, agosto 16, 2006

Afinal o Atlântico é um "charco"!!!

Eu sou sem dúvida um sortudo... de uma forma ou de outra (e às vezes de um modo bem curioso) a vida tem-me dado tudo o que preciso! No entanto, existem duas coisas que quase posso dizer que tenho mais do que mereço... saúde e Amigos! Saúde, porque gostava que alguém fizesse menos viagens para Coimbra, não me importando eu de dividir algum do prejuízo... e Amigos... para começar com os velhos (os amigos nº1)...6 maravilha (+2)... ilustres "Santo Andrenses" (não digo nomes senão havia logo amuos)... serranos, betinhos, co-pilotos civis e alguns "ex-Laughlinianos"... a malta do sextante (uns tristes por carregarem por trás, outros incompreendidos por voarem num avião que até é porreiro... pena que não tem rampa!)
(a lista quase não tem fim)
Deixem que vos fale do meu Amigo Paulo Silva, vulgo "Projecto":
Dúvidas nunca as houve... sobre as "mãozinhas", o carácter, a humildade, etc... o "Puto" é mesmo uma máquina. Mais que um Amigo (e agora a D. Rosa fica chateada porque não percebe...) ele é um Camarada!... Com uma simples caixa e muito bom gosto na escolha do recheio transformou o Atlântico num pequeno "charco", trasponivel usando apenas o pensamento.
E passado um ano o rapaz continua a espantar-me... é que com 3 voos tive que o largar de planador... já não tinha mais nada para ensinar!!!
Puto... o Clã em Laughlin agradece... obrigado pelas palavras e pelo resto! Um grande abraço... e até já.

terça-feira, agosto 15, 2006

"Rapidinha"...

Sim... já estou do lado "negro" da força!
A primeira impressão não foi nada má... os IP's são todos novos na minha flight (Ogres), exceptuando o tipo das emergências (que apesar de tudo até nem se tem portado mal).
Peço mesmo deculpa, mas o tempo não dá para mais... assim que tiver fotos do avião faço um "post" novo!
Ah... este fim-de-semana vou para El Paso para a centrifugadora!
Boa Semana... e viva o Natal!!!

quarta-feira, agosto 02, 2006

T-6 Complete...

TÁ GANHO!!!

Ao fim de 94h10m de voo, 59h de simuladores e 204 aterragens chega ao fim o meu treino no Texan.
Posso dizer que para a check de hoje estava estupidamente nervoso. Para começar trocaram-me o Check IP à última da hora; quando chegámos ao avião tivémos que ir para outro porque o que nos tinham atribuido estava com um problema... mas foi aqui que o senhor começou a ficar agradado comigo uma vez que nos "ground-ops" me lembrei de duas ou três coisas que eram importantes uma vez que estávamos a mudar de avião (nice!).
O meu colega de formação, o Motyka, contra quem voei todos os meus voos de Form (excepto o solo, pq ele tb estava solo), pediu-me para descolar a chefe porque se sentia melhor a liderar na 1ª metade do voo... ficando eu com a decolagem na asa e a recuperação para o circuito. Como para mim era "cheio"... assim foi!
Lá fomos para o éter! Fiz o trabalho todo na asa sem grandes avarias! Depois passei a líder... aqui o belo do Motyka começou a acusar algum cansaço (ele sabe que vai voar C-5 no futuro) e começou a "ajavardar" o trabalho dele na asa... ainda assim, regressámos para uma aterragem da pintarola sem problemas.
Depois foi a dolorosa espera para subir para o gabinete dos "Check IP's" para a sessão de conhecimentos gerais e procedimentos de emergência.
Depois de devidamente espremido, o meu IP deu-me os parabéns e um 3E, sendo os "downgrades" (Good's na vez de Excelent's) Route Position, Echelon (como asa) e Ext Trail (como asa)... desculpas à D. Rosa logo explico em Dezembro! O Motyka teve um 18G (oops!).

E pronto... fomos os primeiros Irish a acabar o T-6... temos agora duas semanas de coça aparente até começar a nova fase! Dia 11 é a nossa "Track Select" e dia 14 apresento-me nos "Red Bulls" para começar o T-38C.

Deixo-vos com a foto oficial dos "07-06 Irish" e com o meu Patch de curso!!!

Quero agradecer à "torcida" por acreditarem!...