terça-feira, novembro 25, 2008

Viper X-Country

E a FORÇA projectou-se para longe do "quintal"!
Com o IQT quase no fim, fui até Florennes na Bélgica levar um dos aviões que vai participar no TLP! Foi um dois em um... um avião foi para lá e eu fiz uma missão de curso!


Basicamente é uma missão normal de navegação que se torna apenas uma bocadinho mais trabalhosa ao chegar ao espaço aéreo mais graneloso do mundo... BENELUX!

Aviões a passar por cima e por baixo e a expectativa de um aérodromo coberto de neve à chegada! Desta vez os meteorologistas não se enganaram, e embora na observação da manhã o campo estivesse fechado por causa da neve, à hora da nossa chegada estava ok!

Foram cerca de 900 milhas nauticas (1800 km) em 02h30!
Depois é sempre engraçado aterrar num sítio diferente do costume e que ainda por cima está apinhado de aviões de outros países (F-16 block50 e afins, Tornados, Mirage, F-18, Harrier, etc).
De seguida foi só entrar no "C" e regressar à Pátria... um sucesso!

quinta-feira, novembro 20, 2008

Air to air refueling

A ideia de estar a "meia-dúzia" de pés de outro avião (grande como o caraças), cheio de combustível, a voar a quase 600 km/h e a permitir que existisse uma ligação física entre os dois aviões pela qual iria passar combustível altamente inflamável a alta pressão, gerava em mim um misto de entusiasmo, pelo desafio, e de cagaço, pela estupidez que envolve o conceito!!! :)

O mais importante aqui é que GERAVA! Não há nada como o "on job trainning" para acabar com o misticismo... melhor ainda se descolarmos quase ao pôr-do-sol para reabastecer ainda de dia, ir voar outra missão qualquer e voltar para o "tanker", já de noite, para mais um reabastecimento.

E assim acontece(u)!