segunda-feira, janeiro 12, 2009

2009... aí estão os "alertas"!

Ora... bom 2009! 

2008 foi excelente... de fio a pavio... mas 2009 tem tudo para ser ainda melhor... e 2010 então!

Bom, os voos já recomeçaram e em força. 
2009 trouxe os primeiros "four-ships" e respectivos "ACT's"... para a D. Rosa estamos a falar de muitos aviões a fazerem de conta que se matam uns aos outros... assim como eu fazia com os "tropinhas" e os "G.I. Joe"!
Ah... antes que venha algum comentário triste... sim, a malta faz muito "faz de conta"... para que nunca tenha de ser a sério!
Num destes voos como a água estava F.C.C. tivemos que utilizar o "fato de escafandro" que está na imagem... não é tão desconfortável quanto diziam... ou então sou eu que ando "atazanado" com outras coisas em voo e nem me lembro do desconforto... qualquer coisa por aí! O certo é que esta coisa (que se chama fato anti-exposição) tem  por fim salvar o tripulante que caia dentro de água pois mantém o calor do corpo por mais algum tempo... em voo multiplica o calor existente por três ou quatro... depende... pois, treino duro combate fácil... ou "we train like we fight"!

Por falar em treino, estamos quase qualificados para fazer alertas... finalmente... vai ser  a nossa primeira qualificação operacional ao fim de tanto tempo (tirando a outra em que eu ia de lado)... só para terem uma ideia... Chipmunk par aprender a descolar e aterrar... Texan II e T-38C para acrobacia, instrumentos, navegação, formação e low-level... Alpha-Jet para o operacional... e agora ao fim de quase um ano de F-16... finalmente os alertas... a malta pode-se queixar de muita coisa menos monotonia!

Enfim... bom 2009... na medida do vosso trabalho e desejos... um vai-se rever no outro e vice-versa... é como dizia o outro: "creio muito na sorte... quanto mais trabalho mais sorte tenho!"