sábado, setembro 26, 2009

Arriverdeci... OCU!

E chegou ao fim a minha passagem pelo OCU! Estas 260 horas, literalmente, voaram e ao fim de 9 meses como operacional vou começar a qualificação no MLU.

Esta Sexta-Feira estive pela última vez de alerta com um OCU e no passado Domingo fiz o meu último voo... passagem no Portugal Air Show em Évora e apoio ao curso de "sobrevivência e Resgate em Combate" que está a decorrer em Penamacor!

As académicas do MLU já estão feitas (bom... a vida nesta parte do mundo implica estar constantemente em académicas mas isso é outra conversa) e os simuladores já começaram... consta mesmo que o primeiro voo está a uns dias de distância.

Embora esteja a fazer o "upgrade" para o MLU continuo a pertencer à 201... eu e os outros 3... ou seja, em breve também a 201 estará a voar o F-16AM. O fim total do OCU? Lá para o ano que vem mais coisa menos coisa!

Esta mudança é grande e não é! Eu explico... a carroçaria e o motor são basicamente os mesmos só que a máquina está toda "Kitada"!!! É tipo um lobo em pele de cordeiro... no caso seria um lobo muito muito mau na pele de um lobo que só é mau! Sim... é caso para ter medo!

Aqui fica o "patch" do nosso curso de conversão para MLU... "The Bastards"... Arriverdeci (OCU)!

segunda-feira, setembro 14, 2009

Red Bull Porto 2009 (II)

Peter Besenyei

Yoshihide Muroya

Red Bull Porto 2009

Hannes Arch

Sergey Rakhmanin

Este ano não foi para trabalhar mas sim para disfrutar. Só fui ao "Qualifying Day" para fugir à confusão e acho que foi boa opção.
As fotos começam a parecer-se com alguma coisa! Mais em breve.

sábado, setembro 05, 2009

Falcões na Líbia

De 30 de Agosto a 02 de Setembro os Falcões deslocaram-se à Líbia para representar a nação no 40º aniversário da revolução Líbia.
O nosso destacamento foi formado por 4 aviões F-16A e um C-130 que transportou o pessoal da manutenção.
Por 3 dias Mitiga foi "ninho" para os Falcões.
Esta base do norte da Líbia, que já foi americana, apresentava diversos desafios à operação uma vez que em termos de infra-estruturas o F-16 tem necessidades específicas que não existem na maior parte dos locais. Conceitos como "foreign object damage" não lhes dizem muito e a condição da pista e "taxiways" eram o testemunho cabal disso mesmo.
A missão foi cumprida e pelo que nos apercebemos com um "feed-back"
altamente positivo por parte da população Líbia.
De realçar que os Falcões encerraram o desfile aéreo onde participarem 125 aeronaves.
Foi a primeira vez que uma aeronave F-16 aterrou na Líbia o que gerou por parte da população local uma forte curiosidade.
Foi pena que o acesso ao centro da cidade estava vedado de forma que só nos conseguiamos deslocar entre o hotel (um navio de cruzeiro Grego atracado no porto) e o aérodromo... nós ainda tentámos ir ao centro mas não dava mesmo!
Embora a época seja de Ramadão para os Muçulmanos a organização fez de tudo para que não nos faltasse nada na nossa zona de destacamento. Bebidas frescas, "snacks" e sempre alguém disponível para nos servir.