terça-feira, junho 21, 2011

Red Air


Parte do nosso treino passa por simular plataformas inimigas para servirem de opositor nas nossas missões. Esta simulação, à qual chamamos "Red Air" (resíduos da Guerra Fria), é feita de acordo com aquilo que julgamos serem as capacidades, limitações e tácticas do "In"!
O treino das nossas forças será tanto melhor quanto mais profissional for a simulação do "Red Air". Não se pense no entanto que é uma tarefa simples. Prova disso é o facto de alguns países terem Esquadras dedicadas a esta missão. Recentemente surgiram algumas empresas que se dedicam a esta simulação e como o mercado permite foram ao ponto de comprar uma base e aviões! ( http://www.eca-program.com/ )
O mais importante neste tipo de missões (para os pilotos que as estão a voar) é que exista a noção de que não são patos à espera de serem caçados mas também não são de outra força aérea qualquer! Simular o que é suposto e combinado, ser uma boa ferramenta para o treino e "castigar" os erros que sejam efectuados. Assim também se defende o País!

domingo, junho 19, 2011

De volta ao Pinhal


Não volto a dizer que "agora vou tentar vir cá mais"... é mais uma promessa para não cumprir e isso não me agrada.Bom, passou imenso tempo desde o último post. Desde então já fizemos o FORCEVAL, que correu muito bem, e eu já fiz o Curso de Capitães... agora só falta mesmo ser promovido, mas esse é um assunto sobre o qual não quero falar ou então vou-me chatear.A promessa, desta vez, é voltar à essência do StarSilva's!
(Vamos então ao que interessa)
Dia 26 de Maio inaugurámos o remodelado edifício da 201. Mais do que remodelado foi equipado com o material necessário para operarmos o MLU... assim Monte Real já tem duas Esquadras a voar o mesmo avião. (e começam os esclarecimentos) Nem Falcões nem Jaguares têm aviões atribuídos... os aviões são do Grupo Operacional e são usados pelas Esquadras de igual modo. Nenhuma das Esquadras está especializada em ar-ar ou ar-solo... as duas são "multi-role" e voam as mesmas missões. Os pilotos, embora com emblemas diferentes, voam juntos.
Não me perguntem qual a necessidade de duas Esquadras porque essas razões têm origem num índice remuneratório bem superior ao meu!
O número de pilotos numa e noutra é semelhante.Nesta altura nos Falcões somos 14... 7 Comandantes de Parelha/Esquadrilha e 7 Asas... está equilibrado! Se tudo correr como está previsto eu e o Bernardes devemos começar o curso de Comandante de Parelha lá para o fim do ano.
Como disse ao início não vou prometer melhorar a assiduidade... prefiro dizer que esse é o meu desejo... por isso... stay tunned!