sábado, setembro 05, 2009

Falcões na Líbia

De 30 de Agosto a 02 de Setembro os Falcões deslocaram-se à Líbia para representar a nação no 40º aniversário da revolução Líbia.
O nosso destacamento foi formado por 4 aviões F-16A e um C-130 que transportou o pessoal da manutenção.
Por 3 dias Mitiga foi "ninho" para os Falcões.
Esta base do norte da Líbia, que já foi americana, apresentava diversos desafios à operação uma vez que em termos de infra-estruturas o F-16 tem necessidades específicas que não existem na maior parte dos locais. Conceitos como "foreign object damage" não lhes dizem muito e a condição da pista e "taxiways" eram o testemunho cabal disso mesmo.
A missão foi cumprida e pelo que nos apercebemos com um "feed-back"
altamente positivo por parte da população Líbia.
De realçar que os Falcões encerraram o desfile aéreo onde participarem 125 aeronaves.
Foi a primeira vez que uma aeronave F-16 aterrou na Líbia o que gerou por parte da população local uma forte curiosidade.
Foi pena que o acesso ao centro da cidade estava vedado de forma que só nos conseguiamos deslocar entre o hotel (um navio de cruzeiro Grego atracado no porto) e o aérodromo... nós ainda tentámos ir ao centro mas não dava mesmo!
Embora a época seja de Ramadão para os Muçulmanos a organização fez de tudo para que não nos faltasse nada na nossa zona de destacamento. Bebidas frescas, "snacks" e sempre alguém disponível para nos servir.

2 comentários:

Jorge Ruivo disse...

Bem, os meus parabéns aos Falcões. A 1ª vez que um F-16 aterrou na Líbia? Feito digno de registo e logo Português. Boa estreia internacional do Sabre. Abraço Jorge Ruivo

Acor disse...

Muito bem visto chefe! Na Líbia já há muita areia... Abraço de Cabul ;)