segunda-feira, junho 12, 2006

X-Country

Este é o relato de um Fim-de-Semana recheado de voos, aproximações e muito planeamento (90% arruinado pelo meu instructor).
Tudo começou na Segunda-Feira passada quando vi que o meu "assingned IP" para o XC era um tal Tenente Dunn... todos os outros instructores se riam e toda a gente me desejava "boa sorte".
Durante a semana, enquanto elaborava o meu planeamento e sempre a achar que estava atrasado, fui-me apercebendo que não... aliás, segundo o meu instructor, ter quartos reservados é 80% do planeamento!
Bom, já viram a rota que supostamente eu ia fazer? Esqueçam... o senhor dedicou o Fim-de-Semana a desfazer tudo o que eu fiz... e porquê? Não, não foi por maldade (áté porque ele reza antes de comer!) nem por ser "praxador".... na verdade ele é um "áh e tal... áh e tal não!"... vulgo "Pascaço"... ou seja não tem bem a certeza!

Então saímos daqui na Sexta em direcção a David Wayne (Houston) com passagem por Lackland para um Hi-ILS e acabamos em Waco com passagem por Randolph para um ILS... deviamos ir em corredores "altos" e fomos em "baixos" (para a D. Rosa)! Ainda estavamos a meio caminho e já o planeamento para a outra "perna" estava desfeito! Refeito, plano de voo metido directo para Shereveport, 10 minutos depois de descolar o senhor decide ir a Dallas para um ILS. Granel montado... chamo a aproximação na frequência... era só o número 6 no ILS... lindo!
Aterrámos era meia-noite!

Dia seguinte era dedicado à navegação VFR (sem instrumentos mãe), de Shreveport para College Station e de noite de College Station para Ellington (Houston). Descolamos... mudança de planos, vamos fazer um Localizer aqui e dois ASR em Barksdale... e lá seguimos para College Station... o senhor ficou impressionado com o meu "navegar" e disse que parecia que eu até já tinha sido Navegador... se isso lá pode ser!!! Aterramos, ele confessa-me que se tinha apaixonado pela gaja do "front desk" do aeroporto de Shreveport e que ia gostar dela para toda a vida ou até ser de manhã... o que acontecesse primeiro (como na aviação)! Ou seja... refaz o planeamento, volta para trás, Ellington e reservas por um canudo... a gaja, nunca apareceu e o tipo dormiu com os pés frios toda a noite.
Domingo, deviamos sair de Ellington para Corpus Christi, mas como estavamos de volta a Shreveport tive que fazer tudo de novo... descolamos, o Dr lembra-se de fazer mais umas aproximações e antes de aterrar lembra-se de mudar a aproximação que tinhamos combinado... correu bem na mesma! Ultimo esforço até Laughlin, atrasados graças às aproximações que tinahmos feito antes, muda todo o planeamento que eu tinha... "aqui D'El Rei", GPS directos para casa... tudo bem... quando chegarmos ainda fazemos um ILS... oops, Silva, olha, áh e tal... afinal fazemos uma aproximação GPS!!!

Bom... resultado final:

1. Em termos profissionais (e é isso que interessa) foi muito bom. Aprendi coisas novas, trabalhei no "granel" e do 1º para ó ultimo dia senti a diferença.

2. Em termos lúdicos... podia sempre ser pior e agora que passou é que me dá vontade de rir!

3. Em termos fotográficos... muito fraco... pedi-lhe para tirar uma foto em voo e quando eu já estava com a máquina pronta ele disse que era melhor não porque é proibido!!!

Conselhos para os próximos: não sejam "ninhos" (como eu fui) e escolham o IP com que querem ir... se demorarem arranjam-vos um!
Não se importem se ele vos "agranelar" os planos... faz parte e é um bom treino!

Shreveport e College Station já têm "Patches" dos PardaLoucos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Oh como te compreendo perfeitamente!!
Mas deixa lá! Tudo tem o seu lado positivo e parece que desta vez a máxima é:
Nem só de "by de book" vive o...Piloto Aviador.
Como costumas dizer:
- SIGA!

J.B. disse...

Ganda confusão boss! Espero que o meu seja mais pacífico! lol

Anónimo disse...

Grandes aventuras!

Abraços

António

Golias disse...

Mas onde é que isso já vai. Aqui X-country é mais tipo Faro Lisboa Porto e arredores! O que vale é a Super Bock e os golos do Pauleta!

A J Ferreira disse...

lol... tou a ver que isso é mt divertido =P
tu parece que ja foste navegas? onde é q ele foi buscar um impressao dessas heim?
olha kts aos patches ja n m admiro s os encontrar na lua... ta um gajo mt descansadinho a tomar cafezinho em fatima e depara-s com o ke? um autocolante... sim.... dos pardaloucos... e claro teve logo direito a ter a companhia d um dos sonicos...
um dia destes voltamos la e metemos um nosso...
a praga dos autocolantes anda aí!!

Um abraço do teu filhote

Anónimo disse...

E que tal começar a ler outra vez qualquer coisita em português...
Só para evitar coisas tipo - acontesse-se - que obviamente se escreve - acontecesse.
Tótó!!!

Vê-se logo que já tens que ter informações do Nogueira, com alto teor cultural!!

Um grande abraço da Alemanha.

Continuação de muitos e bons voos.

ps