segunda-feira, maio 29, 2006

Semana #8 - Washington DC

Depois de dois dias de acção, com dois solos e dois simuladores, fomos de armas e bagagens até à capital do país mais rico do 3º mundo... Washington!
Claro que alguns já estarão a dizer, "pronto lá está o ressacado!...", e outros comentários afins...
Desenganem-se... eu gostei muito da visita:

1º Washington é uma cidade muito bonita;
2º Tem muitos sitios com um alto interesse cultural (museu do ar e do espaço, museu de ciência natural, Zoo, etc);
3º Tem aqueles monumentos que só se vê nos filmes (Capitôlio, Casa Branca, etc);
4º Conheci malta de outros paises que está em outras bases em "Pilot Trainning";
5º Fui jantar a um restaurante Português (com um empregado "tuga" que já devia ter limpo 3 riscos de "branca");
6º Almoçámos com o nosso Adido Militar, Sr. Cor/OE Pereira, com o qual tivémos o prazer de privar e saber de algumas novidades em primeira mão... (Querem saber?);
7º... (mais haveria para dizer de positivo...)

O grande defeito... está cheio de Americanos!...

O melhor que vos posso dizer é... façam o vosso próprio julgamento quando lá forem!

Para a história fica o belo jantar no restaurante Tavira (peço desculpa pelas mensagens enquanto delirava com as Sagres) e muitos quilómetros palmilhados pela cidade.

Ainda me falta Nova Iorque e Las Vegas para limpar a imagem desta "escancha"!

domingo, maio 21, 2006

Granda "ventania"!

Não foi fácil a estreia da minha nova bike... para lá ainda se foi bem... para cá com o vento de frente... amigo, não foi fácil... deu para fazer 40 Km em cerca de uma horita! A bicicleta é super leve (viva o carbono) e o grupo todo Shimano ajuda! Agora vou ver se me junto aqui a um grupo de velhotes da base para dar umas voltas em "manada"...
As paisagens... valha-me Deus... meu rico Portugal!... muito deserto e muito pouco verde! A seguir há-de vir a de montanha!

Semana #7

Claro que durante uma semana de trabalho (5 dias) acontecem muitos eventos que vale a pena relatar... voos, testes, o espalho do Zéca Bernardes de bicicleta, a Largada do Zéca Bernardes de T-6 (de certeza que contou aos "américas" que aquelas marcas no queixo foram feitas a barbear, ou ninguém lhe "emprestava" o avião... deixa lá Zéca que eu é que rebentei o pneu!). Mas como por artes de magia todos estes acontecimentos são esquecidos quando chegam os dois dias mais esperados da semana: Sábado e Domingo! (bem, na verdade é de Sexta à tarde até Domingo depois de almoço... aí um gajo fica com aquele sentimento de Segunda-Feira!... Fo*a-*s amanhã é Segunda!)
Assim na Sexta fomos até ao casarão de um Instructor Australiano, que está aqui em Intercâmbio, e organizou um churrasco para os "Internacionais". Nós aparecemos em força, com o caldeirão da sangria... os monos dos Italianos, assim como apareceram assim se foram... escusado será dizer que a gente abriu e fechou a festa. Também estavam lá uns Americanos (instructores) com as respectivas familias, que na sua peculiar maneira de beberem como se não houvesse amanhã até são porreiros.

No Sábado fomos até ao lago para uma tarde bem passada. "Grandas" mergulhos... "grandas" espalhos!
Amanhã Domingo, antes de me mandar aos "books" vou levar a minha nova bike para a estrada... depois eu mostro!... resto de bom FDS!

quarta-feira, maio 17, 2006

"Mid-phase checkride"... tá ganho!!!

Esta Segunda-Feira tive a minha "mid-phase checkride". Correu bem (ou seja passei) e apesar de não ter sido brilhante (Coito ou Andrade Standard) fiquei muito satisfeito e o Instructor também... parece que o perfeccionismo é coisa do passado, qualquer coisa assim!!!
Assim que passei fiquei logo escalado para um voo solo à zona mas o tempo não deixou... ainda assim fui até Wizard (aeródromo auxiliar aqui de Laughlin a cerca de 20NM - 36 Km para a D. Rosa) fazer uns circuitos e voltei (com a ajuda da Nossa Senhora do Ar) para mais uns "toca-e-anda" em Laughlin.
Comecei hoje com um novo bloco dos infindáveis simuladores de instrumentos... cada vez mais giro perseguir as agulhas e sair da "morza" alinhado com a pista (bem... volta e meia!).

domingo, maio 14, 2006

Semana #6

4 voos e 4 simuladores em 4 dias a voar já é qualquer coisa... sim 4 dias a voar, porque na Quinta-Feira fui para o RSU (Runway Supervisor Unit) fazer a minha estreia a "Spotter"!
Esta semana que foi tão preenchida acabou em beleza com um jantar com todos os "Peninsulares" aqui de Laughlin... sim, Peninsulares, porque além de nós "Tugas" também esteve presente um Capitão Espanhol, instructor de T-38, que aqui está em intercâmbio. O jantar foi da pintarola uma vez que a equipa está reforçada com os dois "Maravilhas" que faltavam... a sangria estava um "aço"! Também se recordaram algumas tradições da Academia.

No Sábado fomos até ao lago mandar uns trambolhões da boia abaixo e o Domingo foi de estudo... a Mid-Phase já aí está!!!
Na marina do lago encontrei este "patch" de um curso com a bandeira Nacional... alguém que se acuse!

domingo, maio 07, 2006

Semana #5

Depois de me ter queixado de uma semana aborrecida, e porque o Lavoisier não era burro nenhum (... nada se perde, nada se ganha, tudo se transforma!), levei com uma semana a 200%... ou seja 5 voos, 2 simuladores e o teste de instrumentos 2!
Quanto aos voos já se sabe, comecei a semana "enguiçado" e acabei solo; os simuladores foram de instrumentos (mas a sério) e correram muito bem! O teste foi dentro da média(continuo só com uma pergunta)... a última contagem era de 6 gajos do meu curso que vão ter que repetir o teste.
A imagem da semana é mesmo esta (retirada de uma das minhas aulas de instrumentos) e fala por si!
já dizia um ilustre aviador, meu instructor no Chipmunk:

- "Coelho da Silva, nos rádios, não se diz boa tarde aos senhores... os senhores vão aqui dentro do avião!"

Até aqui na América... confirma-se!

sexta-feira, maio 05, 2006

POGO 34... request closed!...

Não há nada como um circuito a 4 G's...
Pois é, ao fim de 150 dias no Texas lá tive o meu Solo de T-6!
Devo dizer que esta semana tem sido atípica... tive dois voos que são para esquecer... mas a coisa lá se resolveu!!!






O Solo foi em grande... 1h20 no circuito sem o "saco" lá atrás a buzinar em estrangeiro! A certa altura estavam 12 aviões no circuito... 6 eram alunos solo... sem contar com os T-38 na pista da esquerda e os T-1 na pista central!!!
Hoje tive pena dos desgraçados que moram numa casa com um telhado vermelho no fim da "departure-leg" do circuito... é que a malta usa a casa como referência e deve sobrevoá-la no máximo a 500' AGL... às vezes ia um "cadito" mais baixo... e o T-6 naquela altura vai de "palancas a'delante"... 200 nós e mais uns pós... ainda deve ser um bocado barulhento!!!
Quando aterrei tinha os mongas da minha turma à espera para me atirarem para dentro da "Pogo Pool"... ficaram admirados por eu não tentar fugir nem dar luta... se me conseguisse escapar tinham que me pagar uma grade... "quais grade, quais quê!" Soube memo bem o banho!

domingo, abril 30, 2006

Semana #4

Que valente c*gal*ã*... esta semana é para esquecer... só dois voos e um simulador! Porquê? Também não sei...
A notícia desta semana foi mesmo a visita do Major Rodrigues e o fim do curso do PD e do Marques... sim estou com inveja! Vamos lá ver se esta semana se voa mais... o solo está por aí a chegar!!!

domingo, abril 23, 2006

E vão dois!!!









E na minha tentativa de manter longe do "Texas Size" fui at Houston fazer mais um curso!
Desta vez foi o verdadeiro e original SPINNING®. Sim, quando a malta diz que faz spinning está a abusar da palavra porque na verdade, SPINNING®, é uma marca registada de um maluco chamado Johnny G!
Assim, depois do curso da AFAA, vamos ver o que se segue! Pedalar é bom!!!

sexta-feira, abril 21, 2006

Semana #3 - onde está o "Tó Espinho?"










Esta semana foi invulgarmente fraca em números de voos. Ainda assim acabei a semana com dois voos e quatro simuladores... os quatro já de instrumentos! Os meus planos de ser largados para a semana estão assim meio "janados"... talvez lá pra sexta... se não chover!

Entretanto aqui por Laughlin temos Comandante novo... a 1ª imagem é do antigo Comandante no seu "fini-flight" em T-38... o senhor vai agora comandar Tyndall. A cerimonia de rendição foi uma coisa 100% Americana com aquela ordem unida horrivel e com os Senhores a agradecerem às suas "lovely wifes" tudo e mais alguma coisa!

Por fim uma foto que encontrei aqui num corredor... se o "dito" quiser posso enviar uma foto sem flash!
Para a semana faço honras ao "Coyote"! Aceito encomentas de malta da Portela!!!

sábado, abril 15, 2006

Semana #2










Os voos lá continuam... os Simuladores... as Académicas... as EP's (Emergências)... as Shotgun (perguntas de conhecimentos gerais)... e as EPQ (testes semanais). Em relação aos voos foram 4 e 1 simulador... o teste de Instrumentos I também já é historia.
Já entrei no 2º bloco de instrução, a fase pré-solo, e não tarda nada já vou arregaçar sozinho no Texan.
Na imagem estão os 14 "patche's" que estão fixados numa das paredes da minha Flight como motivação... é que depois da largada são nossos.

Esta semana a monotonia de Laughlin foi abalada pela chegada da Catarina do Zéca (que já foi embora), pela 3ª avaria do nosso carro (que chaço), pela largada do Andrade em T-38 (obrigado pelo jantar... pintarola) e pelo fim do curso do PD e do Marques (parabéns, bom regeresso e boa "drop").
Uma boa Páscoa para todos aí na "Tugolândia"!

sábado, abril 08, 2006

Semana #1

Este é o relato da 1ª semana de SUPT...

- Horas de sono: cerca de 25 (cerca de 5 por noite);
- Notes, warnings and cautions decorados: cerca de 6o (12 por dia);
- Voos: (raios partam o mau tempo) 2 e dois simuladores;
- Horas passadas na esquadra: 60 horas (12 por dia).

TGIF... ou em "Tuga" graças a Deus é Sexta-Feira! E para por para trás o cansaço e o trabalho nada melhor que estar com os amigos! Depois de irmos ao "O-Club" defender as cores nacionais na "Taça do Mundo de Crud" (onde o último a "morrer" foi a esposa do Coronel Comandante do GO) viémos até aos meus aposentos para um brownie com gelado.

Ficam as sábias palavras do aviador a esguicho:
"Tenho que deixar de comer estas coisas estragadas à sexta!"

quarta-feira, abril 05, 2006

The Dollar Ride

E ao fim de 119 dias começou a minha aventura pelos céus da América!... Chamam-lhe a Dollar Ride porque é tudo de "graça"! O objectivo é ter um primeiro contacto "íntimo" com a máquina.
Posso dizer que foi espectacular. A performance do avião é incrivel. O meu instructor deixou-me fazer uns "toca-e-anda" e na zona "enrolar umas cambalhotas". Esta é a parte boa!... o pior é que (e como eles gostam de dizer) o curso é como tentar beber por uma boca de incêndio... estão a ver?!
E só para acabar... um clássico da aviação:
- Na Dollar Ride o meu chefe de turma teve que usar a bela da luva de voo para servir de depósito para o almoço já processado; a decisão de não levar saco de enjoo baseou-se na larga experiência em Cessna 152 que adquiriu ao longo de 60 horas!

sábado, abril 01, 2006

Texan 44... Nr 1 static

Já sei que o blog tem estado sem actualizações há já alguns dias... não foi falta de novidades nem tempo...
Tenho andado a fazer muito do mesmo... aulas... simuladores... testes... estudar!
As coisas estão a correr bem e em princípio, para a semana, deixo de ver o Texan como este na foto... de fora!!!

O Fiel Amigo...


Para matar saudades e fechar uma semana de trabalho nada melhor que um bacalhau! Como há mil e uma maneiras de o fazer eu optei por uma das mais trabalhosas... mas como tudo o que dá trabalho... valeu a pena! O branco era um ordinário da Califórnia sem pinta nenhuma mas dadas as circutâncias soube muito bem.
Fica aqui retratado o trabalhoso e moroso processo de confecção bem como o triste fim... para o bacalhau!

sábado, março 18, 2006

Olha os Gajos...

É claro que mais tarde ou mais cedo, o cântaro tinha que largar a asa!!! Foi nesse momento de fraqueza e profunda introspecção, que o FDP do Italiano, munido com a minha própria máquina, me apanhou em flagrante delito... quase a sucumbir ao atroz castigo que são as aulas no computador!!! Quase...
Ainda só eram 11 da matina... já lá estava desde as sete! Vai daí, fui trocar de "fatiota" para uma ida ao avião e uns simuladores de procedimentos! Eis que não quando, deparo com este triste espéctaculo!!! Os américas, ouviram dizer que a gente queria comprar mais Chuipmunks... então, com o receio de serem atacados pela pátria Tuga, decidiram declarar, esta tristeza de pau e tela a que chamam F-22, "combat ready"!!! Ainda por cima, como sabiam da nossa presença, estrangeiros não se podiam aproximar (esta é a sério)!
Eu numa de mostrar quem manda (tipo P-3 nas Lajes a mostrar a bandeira ao "battle group" do USS Enterprise) fui-me sentar na tasca do despacho (vulgo, "Silver Wings") a petiscar qualquer coisa até eles se irem embora! Fiquei logo irritado... pedi uma mini e uma "sande de coirato" e não havia... tive que me contentar com uma ranhosise de atum e um "OJ" (oranje juice). E pronto... ao fim de meia-hora, meteram a viola no saco e o rabo entre as pernas e foram passear com os cangalhos para outro lado! Para que se saiba que manda aqui são os Tugas!!!

sábado, março 11, 2006

Até amanhã Camaradas...

"Até amanhã Camaradas", seriam as palavras do Manuel Tiago (para não mencionar o nome do senhor ou ainda a PIDE me fisga)... as minhas, já que a minha condição militar dispensa esquerdas ou direitas, são "até daqui a um ano"!
Como podem ver pela cara de felicidade (até metem nojo!!!) e pelas "Silver Wings" ao peito, a FAP tem mais dois pilotaços... dois não, quatro, que em Colombus também o Goulart e o Costa foram brevetados. Aos quatro, parabéns! Parabéns, outra vez, para o Farinha que arrecadou o prémio para o melhor nas académicas... os "américas" até se passam.
Na cerimónia, à qual tive a honra de assistir, a minha turma foi apresentada pelo Comandante da base como "os gajos de azul na fila de trás com cara de assustados"... e ainda como "carne fresca"! Carne fresca sabemos que sim, a cara de assustados era porque à tarde tinhamos o primeiro teste a sério... SISTEMAS I! Tá feito! As aulas de SISTEMAS II já começaram! Como diria o grande David... "só tem tendência a piorar"!

quarta-feira, março 08, 2006

"TUGA 69" ready for departure...

E assim foi o meu primeiro voo "solo"... sim, uma vez que no outro estava amarrado ao jipe!!!
Mas como isto é sempre a doer, não ficou por aqui... foi manhã de "double turn"! Logo de seguida fiz um "voo de formação" com um camarada Americano (última pic)... é sempre a dár-lhe!!!
Bem, a Fisiologia já está, agora as académicas entram a todo o vapor!

segunda-feira, março 06, 2006

Para quem reclamava por mais aviões!

Na sexta-feira tive o Phase-Dock... ou seja fui mais a minha turma até ao avião para um primeiro contacto com o "animal"!
1100 cavalos, uma velocidade máxima de 585 km/h e um cockpit de fazer inveja a qualquer avião. Está cheio de ideias engenhosas... por exemplo, o motor está montado ao contrário... ou seja o "fogareiro" está voltado para a frente... logo não há cá veios manhosos para transmitir a energia dos gases de escape ao "corta-fiambre" lá à frente. Para os mais leigos isto é aquilo a que se chama um turbo-hélice. Imaginem o que acontecia se metessem um hélice a ser movido pelos gases de escape de um avião a jacto... pronto é essa a ideia! (Explicação para a D. Rosa)
Toda a gente diz que o avião é espetacular de voar... mal posso esperar!!! Já faltou mais.