quarta-feira, março 04, 2009

ASuW

Mais um bocadinho de cultura aeronáutica!
Das missões que nos estão atribuídas faz parte a "Guerra Anti-Superfície" (ASuW - Anti Surface Warfare)... são imensos os cenários possíveis.
Hoje fomos treinar com meios da nossa Marinha!
Eu já tinha noção das capacidades das "MECO" mas ainda assim fiquei impressionado com o que o pessoal a bordo por vezes tem de enfrentar em termos de meteorologia.

Estava eu a lutar com a visibilidade para manter o meu "flight lead" à vista e com os meus cotos para me manter na formação quando do meio do nada surge a nossa Armada a fazer frente às vagas e a nós que os queríamos "averbar"!
Pode-se pensar que é uma luta desigual, um navio contra vários caças a 500 e muitos Nós, mas desenganem-se! Além de terem uma plataforma extremamente manobravel, eles têm os seu próprios meios de auto-defesa e ataque (é só dar uma olhadela na Net!) que em conjunto com o trabalho árduo da tripulação os tornam num "osso duro de roer".

Ao pessoal a bordo... BZ!

Sem comentários: