quinta-feira, abril 30, 2009

Crónicas da NATO - Parte 5

Como os últimos "posts" têm sido na base do disparate (consta) vou tentar equilibrar a coisa com um bocadinho (não muito) de seriedade.
Ora o nome da vila onde estou (e está sediada a escola da NATO) é Oberammergau!
Corria o ano de 1634 quando os locais, acagaçados com a peste bubónica, fizeram uma promessa a todos os santinhos que se não fossem desta para melhor haviam de representar a paixão de Cristo de dez em dez anos... toda a vila! Embora a sabedoria popular diga que "vozes de burro não chegam ao céu" a verdade é que eles se safaram! Agradecidos mantiveram a promessa de representar a dita peça (toooooooooooooodos os habitantes) todos os 10 anos e acrescentaram ainda uma cláusula adicional : nunca nenhum deles diria uma palavra em Inglês (esta última já é uma teoria minha).

As imagens de marca da vila, para além da representação da Paixão de Cristo, são os "Lüftlmalerei" e as lojas de peças esculpidas em madeira.
As primeiras coisas (com o nome escabro) são as pinturas existentes nas fachadas de praticamente todos os edificios e que embora sejam de gosto discutivel dão um colorido diferente à vila.

Quanto às peças em madeira só vos posso dizer que se o Rouxinol Faduncho tinha um cão de loiça eu já pensei em comprar um porco de pau... também faz companhia e é mais resistente que a porcelana!!! Já vi de tudo.

Consta que 40% do PIB da vila se deve ao contigente multinacional que se encontra na escola da NATO. Ainda assim, como já referi anteriormente, esta malta recusa-se a falar inglês e é mais fácil arrancar um obrigado que um thank you.
Como o alojamento da escola estava cheio tivemos que ficar num hotel propriedade de uma senhora que morreu há 10 anos mas ainda ninguém lhe disse. Assim que soube que eramos tugas perguntou-me logo por Fátima... o Coito, sempre muito prestávél, disse-lhe que já tinha sido mãe e que já estava a apresentar o programa à tarde... quando viu o meu ar reprovador, pediu desculpa e emendou dizendo que tinha sido ilibada de todas as acusações e que se ia candidatar a mais um mandato.
No dia seguinte ela apareceu-nos ao pequeno-almoço com uma fotografia dos 3 pastorinhos. O Coito que nunca foi grande apaixonado por banda desenhada disse à velhota que o Huguinho, Luisinho e Zézinho normalmente só aparecem nos "Super Almanaques" e que estava espantado de ver um "livro do patinhas" traduzido para alemão... eu comi mais um croiassant!
Depois contou-nos que ela era da família do Strauss e que o pai tinha sido General de 3 estrelas... pelas minhas contas ou morreu muito feliz na América do Sul ou comeu um caramelo de cianeto antes de os aliados fazerem um tambor com a pele do menino! É uma simpatia senhora.

Resta dizer que Obermmergau é ainda um destino preveligiado para que gosta de desportos de inverno ou da natureza em geral... pena que este ano, neve, só em Nova Iorque (e "flares" na Nazaré). São muitos os caminhos pedestres ou ciclovias (German Style) com a respectiva identificação do trilho em questão e distância ao próximo ponto significativo.

Ãh... muito melhor, certo?!

quarta-feira, abril 29, 2009

Crónicas da NATO - Parte 4

Para além das aulinhas o dia de hoje teve uma componente cultural muito grande.

História Alemã e fauna local.
As imagens falam por si, mas cá fica a descrição:



O Palácio do Rei da Baviera que morreu afogado sem nunca ter visto o barraco contruído... consta que ele tinha um caso com o Wagner!

A Heidi a fugir do avô nas montanhas!



A Heidi já com o certo avanço sobre o velho.


Um amigo especial da Heidi!


David alimenta a meia irmã da Heidi!




Gato com NVG's e Cocker Alemão.

terça-feira, abril 28, 2009

Crónicas da NATO - Parte 3

(O pior restaurante de Bavária!)

segunda-feira, abril 27, 2009

Crónicas da NATO - Parte 2













É tudo Secreto... não se pode tirar fotografias a nada e há arame farpado por todo o lado... o ambiente é algo austero e assustador!

Hoje já começámos com as aulas... só malta com experiência no assunto... bem, uns mais que outros: um Americano dos Marines que tem cara de quem matou a mãe, comeu o pai embalsemou a avó e escovou o gato; um Espanhol que tem o dom inagualável de repetir o que os outros disseram usando as mesmas palavras no segundo imediatamente a seguir às mesmas terem sido proferidas conseguindo no entanto ajavardar o inglês e manter uma "poker face" como se estivesse a dar uma grande novidade; meia dúzia de Noruegueses que falam como o Sean Connery; um Turco e um Grego que já foram vistos mais do que uma vez juntos... aqui há gato (mas não o que o Americano escovou); um Italiano com ar de noviço acabado de sair do seminário e que já tentou ser nosso amigo... só que a malta não veio para aqui para fazer amigos!
O curso foi restruturado e parece mais interessante... muito voltado para a parte prática, dizem!
O Nosso hotel é simpático tal como o resto da aldeia. Só é pena que a partir das 19h00 fica tudo deserto. Bom... stay tunned for more!

domingo, abril 26, 2009

Crónicas da NATO - Parte 1

Empenhados na "guerra ao terror" (e à música do Nel Monteiro) as chefias mandaram os "capitães" para a escola! O primeiro contacto foi positivo embora os locais falem uma "algarviada" que não dá para descodificar... chamam-lhe alemão (só conheço o alzheimer).

Entretanto ficámos alojados numa povoação simpática que se chama Ausfahrt... tem os melhores acessos!

O David tá farto de chorar porque não há muita neve... pode ser que chova!









Até breve!

sexta-feira, abril 10, 2009

Destacamento BA11

Pelo segundo ano seguido (já começa a ser tradição) que Falcões e Jaguares pegam nas máquinas, armas e bagagens e se mudam temporariamente para outras paragens; no ano passado Ovar, este ano Beja!

Embora a mudança (em ambos os anos) se prenda com o encerramento (temporário) da pista de Monte Real para manutenção existe sempre (pelo menos em mim :) ) aquele sentimento de que um destacamento é sempre uma oportunidade de treino excepcional.

Operamos a partir de um local estranho, num espaço aéreo que não é o nosso. Voa-se tanto ou mais que num periodo normal sem toda a infra-estrutura que temos na BA5, o que exige de toda a gente um esforço extra.

Há quem diga que parece o Red Flag... os aviões alinhados na placa têm muita pinta!

Claro que entre alertas e voos nocturnos a Sophia farta-se de queixar!!! (mas é bem melhor que o mini FDS, certo?)

Entretanto é também uma oportunidade excelente para as outras pessoas que não têm a oportunidade de ver o "F" assim de perto! Por mim para o ano era Porto Santo... pode ser que limpem a pista!

Aproveito para agradecer a todos os entusiastas e spotters que me têm contactado e enviado fotos da nossa operação por Beja... fica aqui um particular obrigado ao FBA!