quinta-feira, abril 30, 2009

Crónicas da NATO - Parte 5

Como os últimos "posts" têm sido na base do disparate (consta) vou tentar equilibrar a coisa com um bocadinho (não muito) de seriedade.
Ora o nome da vila onde estou (e está sediada a escola da NATO) é Oberammergau!
Corria o ano de 1634 quando os locais, acagaçados com a peste bubónica, fizeram uma promessa a todos os santinhos que se não fossem desta para melhor haviam de representar a paixão de Cristo de dez em dez anos... toda a vila! Embora a sabedoria popular diga que "vozes de burro não chegam ao céu" a verdade é que eles se safaram! Agradecidos mantiveram a promessa de representar a dita peça (toooooooooooooodos os habitantes) todos os 10 anos e acrescentaram ainda uma cláusula adicional : nunca nenhum deles diria uma palavra em Inglês (esta última já é uma teoria minha).

As imagens de marca da vila, para além da representação da Paixão de Cristo, são os "Lüftlmalerei" e as lojas de peças esculpidas em madeira.
As primeiras coisas (com o nome escabro) são as pinturas existentes nas fachadas de praticamente todos os edificios e que embora sejam de gosto discutivel dão um colorido diferente à vila.

Quanto às peças em madeira só vos posso dizer que se o Rouxinol Faduncho tinha um cão de loiça eu já pensei em comprar um porco de pau... também faz companhia e é mais resistente que a porcelana!!! Já vi de tudo.

Consta que 40% do PIB da vila se deve ao contigente multinacional que se encontra na escola da NATO. Ainda assim, como já referi anteriormente, esta malta recusa-se a falar inglês e é mais fácil arrancar um obrigado que um thank you.
Como o alojamento da escola estava cheio tivemos que ficar num hotel propriedade de uma senhora que morreu há 10 anos mas ainda ninguém lhe disse. Assim que soube que eramos tugas perguntou-me logo por Fátima... o Coito, sempre muito prestávél, disse-lhe que já tinha sido mãe e que já estava a apresentar o programa à tarde... quando viu o meu ar reprovador, pediu desculpa e emendou dizendo que tinha sido ilibada de todas as acusações e que se ia candidatar a mais um mandato.
No dia seguinte ela apareceu-nos ao pequeno-almoço com uma fotografia dos 3 pastorinhos. O Coito que nunca foi grande apaixonado por banda desenhada disse à velhota que o Huguinho, Luisinho e Zézinho normalmente só aparecem nos "Super Almanaques" e que estava espantado de ver um "livro do patinhas" traduzido para alemão... eu comi mais um croiassant!
Depois contou-nos que ela era da família do Strauss e que o pai tinha sido General de 3 estrelas... pelas minhas contas ou morreu muito feliz na América do Sul ou comeu um caramelo de cianeto antes de os aliados fazerem um tambor com a pele do menino! É uma simpatia senhora.

Resta dizer que Obermmergau é ainda um destino preveligiado para que gosta de desportos de inverno ou da natureza em geral... pena que este ano, neve, só em Nova Iorque (e "flares" na Nazaré). São muitos os caminhos pedestres ou ciclovias (German Style) com a respectiva identificação do trilho em questão e distância ao próximo ponto significativo.

Ãh... muito melhor, certo?!

1 comentário:

Sophia disse...

Oh amor! Um porco de pau à entrada da porta cá de casa é que era!!! Ou dois! Um de cada lado!
Ah, e diz ao Coito que confundir a Nª Srª de Fátima com o Pato Donald (sim porque o Zézinho, o Huguinho e o Luizinho só andavam com o Pato Donald), ainda é comó outro, agora, não saber que a Fátima AINDA NÃO VOLTOU ao seu programa...isso é imperdoável! Perto de pecado capital...diria eu...