quinta-feira, dezembro 08, 2011

A minha primeira Maratona



Começou em Abril de 2010 esta doideira das corridas. Convencido pelo Baptista, fui fazer a Meia-Maratona de Lisboa. Desde então, essa distância que parecia uma loucura, transformou-se numa voltinha de treino... as pernas e a cabeça começaram a pedir mais! Sucederam-se as "meias" e volta não volta uma "Corrida do Tejo". O Objectivo foi sempre claro... divertir-me!

Sim, porque a correr divirto-me, mas acima de tudo resolvo muitos problemas ou então consigo não pensar em NADA... e como pensar em nada, é hoje em dia um luxo, pago com o corpo, o que não me faz grande diferença!
Assim dia 4 de Dezembro lá me aventurei com a Maratona de Lisboa. Preparação especial... raspas! Preparei-me de cabeça e convenci-me de que ia chegar ao fim, nem que fosse de gatas. Devo confessar que foi a corrida que mais gozo me deu, mas que mais me custou... e mais mossa fez! Ainda tenho as pernas a pedir perdão e ainda não consegui correr outra vez... mas já estou a pensar na próxima... e desta vez vou-me preparar! Porto, Novembro do ano que vem... o objectivo vai ser fazer melhor que as quase 3h23' que fiz nesta e não fazer a borrada! Sim, borrada... tinha na cabeça que
ia fazer 4'30'' por Km mas as pernas iam tão bem que me entusiasmei no início e depois paguei a factura... aos 32Km lá veio a famosa parede e eu... esbarrei de frente! Depois foram mais 10Km de puro sofrimento até cortar a meta.
Cortar a meta foi um momento muito emocionante e é engraçada a cumplicidade que existe entre os que chegam ao fim e se ficam a arrastar por ali a tentar recuperar do esforço. Os olhos trocam uns "parabéns" e os sorrisos possíveis ajudam à recuperação.
Resta-me só dizer que o meu respeito pelos verdadeiros maratonistas, os que fazem os 42Km em pouco mais de 2h03', obviamente aumentou. A maratona é uma distância perfeitamente alcançável... por quem quer!

quarta-feira, novembro 02, 2011

O FLUG... a crise... a austeridade e o resto!

(FLUG - Flight Lead Upgrade)

E quando todos achávamos que tínhamos batido no fundo, eis que se volta a contastar que o fundo, essa superfície lamacenta onde operam seres invertebrados que populam a nossa vida, é inclinado.
A minha grande questão (e aproveito para a fazer enquanto a curiosidade não é tributada) é até onde é que malta aguenta?
Que nem toiros das corridas, já provámos que a nossa resistência à dor é impressionante, só receio que o nosso fim seja o do bovino bicho... nem sei se serve para bifes!

Bom, ao fim de algumas aventuras e desventuras lá me foi concedido o privilégio de frequentar o curso de Comandante de Parelha em Voo, o qual concluí no início de Outubro, depois de dois meses de intenso estudo e trabalho. Não sendo o fim do mundo, o curso não é fácil e o sucesso em tudo depende da nossa aplicação... neste capítulo fico de consciência tranquila, pois tenho noção de que dei o litro... e mais qualquer coisa. Ainda assim, não me livrei de umas repetições, consta que normais, coisa que afecta o moral mas nos torna mais preparados.
Preparados para quê? Para levar uma formação para a guerra dirão alguns, para estar de alerta já no Natal, digo eu!
É no entanto um sentimento de grande satisfação, saber que temos a confiança das pessoas para levar dois aviões de vários milhões de Euros numa missão! Essa satisfação implica uma grande responsabilidade, mas como diz o poeta: "se fosse fácil, não era para nós!"

A crise e a austeridade lá se continuam a manifestar, quer nos meus ombros, com a falta de mais um risco que fiz por merecer e que consta no meu contracto de trabalho com a "coisa pública" e como é óbvio no bolso... enough said!

Esta noite alguém me relembrou a forma exemplar de como o nosso código ético se confunde com o deontológico.... sim porque os militares também tem destas coisas!
Não é segredo nenhum a pressão que os diversos grupos sócio-profissionais exercem sobre o estado quando as coisas dão para o torto... os polícias.... os médicos... os juízes... etc! A força da sua pressão é objectivada, nas palavras dos próprios, na importância para a sociedade da sua profissão e de como o exercício da sua actividade é influenciado pelas condições de trabalho.
Notável, é esta gente da profissão das armas, que continua com os mesmos padrões de excelência, a cumprir e a servir, sem nunca usar essas mesmas armas para benefício próprio.
E para que não hajam dúvidas.... assim continuaremos!

terça-feira, junho 21, 2011

Red Air


Parte do nosso treino passa por simular plataformas inimigas para servirem de opositor nas nossas missões. Esta simulação, à qual chamamos "Red Air" (resíduos da Guerra Fria), é feita de acordo com aquilo que julgamos serem as capacidades, limitações e tácticas do "In"!
O treino das nossas forças será tanto melhor quanto mais profissional for a simulação do "Red Air". Não se pense no entanto que é uma tarefa simples. Prova disso é o facto de alguns países terem Esquadras dedicadas a esta missão. Recentemente surgiram algumas empresas que se dedicam a esta simulação e como o mercado permite foram ao ponto de comprar uma base e aviões! ( http://www.eca-program.com/ )
O mais importante neste tipo de missões (para os pilotos que as estão a voar) é que exista a noção de que não são patos à espera de serem caçados mas também não são de outra força aérea qualquer! Simular o que é suposto e combinado, ser uma boa ferramenta para o treino e "castigar" os erros que sejam efectuados. Assim também se defende o País!

domingo, junho 19, 2011

De volta ao Pinhal


Não volto a dizer que "agora vou tentar vir cá mais"... é mais uma promessa para não cumprir e isso não me agrada.Bom, passou imenso tempo desde o último post. Desde então já fizemos o FORCEVAL, que correu muito bem, e eu já fiz o Curso de Capitães... agora só falta mesmo ser promovido, mas esse é um assunto sobre o qual não quero falar ou então vou-me chatear.A promessa, desta vez, é voltar à essência do StarSilva's!
(Vamos então ao que interessa)
Dia 26 de Maio inaugurámos o remodelado edifício da 201. Mais do que remodelado foi equipado com o material necessário para operarmos o MLU... assim Monte Real já tem duas Esquadras a voar o mesmo avião. (e começam os esclarecimentos) Nem Falcões nem Jaguares têm aviões atribuídos... os aviões são do Grupo Operacional e são usados pelas Esquadras de igual modo. Nenhuma das Esquadras está especializada em ar-ar ou ar-solo... as duas são "multi-role" e voam as mesmas missões. Os pilotos, embora com emblemas diferentes, voam juntos.
Não me perguntem qual a necessidade de duas Esquadras porque essas razões têm origem num índice remuneratório bem superior ao meu!
O número de pilotos numa e noutra é semelhante.Nesta altura nos Falcões somos 14... 7 Comandantes de Parelha/Esquadrilha e 7 Asas... está equilibrado! Se tudo correr como está previsto eu e o Bernardes devemos começar o curso de Comandante de Parelha lá para o fim do ano.
Como disse ao início não vou prometer melhorar a assiduidade... prefiro dizer que esse é o meu desejo... por isso... stay tunned!


quinta-feira, março 03, 2011

FORCEVAL


E eis chegado o momento da verdade!
Depois de muitos meses de preparação, horas de voo, documentos escritos, reescritos, pestanas queimadas a estudar e a decorar silhuetas (de aviões, carros de combate, navios, SAMs...), a demonstrar proficiência em combate a incêndios, primeiros socorros, NRBQ( guerra nuclear, química e biológica), protecção individual, procedimentos com armamento a força prepara-se para o "sprint" final!

Na próxima semana destacamos para Ovar de "armas e bagagens" com o objectivo de sermos postos à prova e obter a (necessária) certificação NATO! Vão ser mais de 100 avaliadores a observar (e avaliar) o nosso desempenho nas áreas de Operação, Logística e Protecção da Força.

A força é composta por cerca de 380 militares, na sua grande maioria de Monte Real. Este contingente vai dar o seu melhor para assegurar a operação de 6 F-16MLU em todo o espectro de operações que as nossas esquadras (201 & 301) têm por missão, em todas as condições meteorológicas, de noite e de dia.

Para além desta avaliação da operação, também as competência individuais serão apreciadas; através de testes escritos, demonstrações práticas em "stand alone" e depois durante o exercício em si em situações criadas pela equipa de avaliação (injectos)!

Tudo correndo bem, como é obviamente o nosso desejo, poderemos então dizer que temos uma força verdadeiramente "COMBAT READY"!

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Rescue 24

São 21:30 de sexta-feira… o jantar ainda está na mesa quando o telefone toca… não fosse a Sofia estar de Alerta bem que não atendíamos… passamos tão pouco tempo juntos que a vontade de desligar de tudo o resto é mais que muita.
Na quinta tinha eu estado de Alerta e hoje era o meu dia de folga (meio)… a Sofia numa escala de dois não se pode dar a esses “luxos”.
Mas voltemos ao telefone que toca – hummm… não conheço este número - disse ela! Bastaram 5 segundos após o início da chamada para eu perceber pela cara dela que os planos do fim de semana iam sofrer alterações… alterações ao plano… o standard!!!
- Então? – Perguntei eu!
- Acompanhamento do EH… vão buscar um tipo com as duas pernas partidas a um mercante! – Respondeu e completou – Tenho pre-fligfht às 4 da manhã!
- Ok… eu vou-te levar e espero por lá. – E assim foi!
O resto da história é para ser contada pelos instantâneos que aqui deixo… o “Rescue 24” no negro da noite a ser cuidadosamente preparado pela sua tripulação… o regresso ao “covil” após 10H15 de voo!

(a reflexão…)

Pagamos bem caro este “privilégio” de servirmos o nosso país! Quando digo caro não me refiro aos 17€ de portagens e mais outro tanto de gasóleo daquela viagem tardia.
O nosso trabalho não tem preço e por muito que “senhores” de gravata considerem que mesmo assim ganho demais, o facto de me pagarem menos só vem legitimar a minha posição… isto do serviço à Pátria com os sacrifícios que envolve não é para todos!
É uma vocação que dinheiro nenhum no mundo recompensa; favor nenhum compra as competências necessárias para o desempenho das missões que tal serviço encerra.
Resumindo e repetindo-me, não está ao alcance de todos e é por isso que temos falta de pessoal nas fileiras.
Em 1974 o meu Tio Zé Jaime foi mais uns Camaradas a Sete Rios abrir umas portas a pontapé e dar umas “cronhadas” de G-3 na cabeça dos então “donos” do regime.
As gentes daquele tempo, rudes mas orgulhosas, deram lugar a uma forma substantiva sem género definido… sem ideias… sem ideais… politizados… amansados.
Resta-me o consolo de saber que vamos ter umas “gandas” histórias para contar aos nossos filhos e de EU ainda saber que obediência não é subserviência!

sábado, janeiro 15, 2011

Bons Voos Projecto!


Hoje não foi um bom dia! Hoje tivemos que nos despedir de um amigo... de um Camarada... de um Projecto (risos...)... cedo demais... inesperado demais... doloroso demais!

É quase egoísta tentar fazer deste dia uma dor (também) minha!

Aos pais e familiares do Tiago, os que vão sentir mais a sua falta, gostaria apenas de lhes dizer que não desistam...

Aos Camaradas de curso que façam o que eu e Rui Silva lhes pedimos (em nome dos outros Projectos)... encontrem nesta adversidade mais uma razão para se manterem unidos e que procurem nas asas que lhes deixámos (as que já são do Tiago) força, coragem, inspiração e orgulho no seu amigo! Quando receberem as vossas, devolvam estas aos pais do Tiago para que eles saibam que o filho VOA em cada um de vocês! Acreditem que a sua partida, apesar de tudo, salvou vidas!

E nunca se esqueçam:

" Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."

Antoine de Saint Exupéry

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Senhores governantes...

O Post que aqui existia foi eliminado por conter afirmações de carácter pessoal que de alguma forma chocavam com a minha condição militar! No dia em que "jurei Bandeira" aceitei as "regras do jogo", regras essas que não posso quebrar, pelo menos, até ao dia em que deixar de me reger e/ou acreditar nelas!

terça-feira, janeiro 11, 2011

2010... num piscar de olhos!

É verdade... mais de seis meses desde a última vez que escrevi alguma coisa no StarSilva's... e tanta coisa que aconteceu!
Na verdade este foi um dos anos mais preenchidos de que me lembro... em termos profissionais e claro pessoais! Às vezes dá (dou) a ideia de que a minha vida são só os aviões, as bicicletas e as corridas! Bom esta é a parte visível da coisa mas o suporte são, claro, as pessoas! A família... os Amigos... os Col... Camaradas. São eles que normalmente nos ajudam a moldar a matéria prima para chegarmos à obra final a que chamamos... eu chamo VIDA!
Dou por mim com a idade com que JC foi "rebitado" na cruz a achar que a idade não significa sabedoria... experiência sim mas sabedoria não... pelo menos não me ensina a fechar a boca quando devo, a responder sem meter as emoções ao barulho, a ser mais um bocadinho "yes man"!
Se assim não fosse não me chamavam reaccionário como alguém me chamou no outro dia... se calhar sou e nem dou por isso... se calhar está-me no sangue e a veia também salta!
Aqui a questão nem é "ficar com a consciência tranquila"... mas não há quem se queira meter comigo numa "Chaimite" a caminho de Lisboa... logo viam o reaccionário e quanto é que me sacavam a mim e ao resto dos funcionários públicos!
Como disse o outro SENHOR que agora é da família... tecnocratas... e eu ainda acrescento castrados!
E lá estou eu... além de reaccionário também me apelidam de Medina Carreia... infelizmente não tenho a pinta do Senhor, mas gostava... ou de um Brandão Ferreira mas falta-me o dom da palavra! (KIAK Digníssimo!)
Voltando ao ano e à minha ausência da blogoesfera tudo se prende com o facto de ter feito muita coisa sem interesse para os "clientes" do StarSilva's mas com todo o interesse para mim!
4 de Outubro... não preciso de dizer mais pois não? De certa forma todos os dias antes do dia 04Out2010 e os dias depois não são dissociáveis!
Passou como 2010... num piscar de olhos e como todas as coisas que são boas.... acabam depressa... ou pelo menos foi essa a minha sensação!
Tudo mudou e tudo ficou na mesma... é difícil explicar e também não tenho que!!! Tipo Mourinho... que "by the way" hoje foi, outra vez, reconhecido como o MAIOR.
Bom, resumindo 2010 foi excelente... e 2011 promete... a malta toda com o nariz de fora a tentar respirar... vamos la´ver se arranjo tripulação para a Chaimite!
Prometo ser mais assíduo nas minhas visitas ao StarSilvas's até porque o ano vai ser em grande!
Como sempre fica a revista (importante) de 2010!
Se ainda tiverem paciência para um conselho... paguem os impostos... sejam justos... orgulhem-se de serem portugueses... mas NÃO SE VERGUEM... não se calem... não se conformem! Não se esqueçam de votar... se não acreditam vão lá na mesma e que seja no Rato Mickey... mas deixem claro que estão descontentes. Se por outro lado acham que está OK e ficam contentes com o passeio ao Sábado em fato de treino no shopping fiquem em casa que pode ser que pegue fogo!

Omnia si perdas, famam servare memento