terça-feira, janeiro 10, 2006

É só rir...

Para todos os invejosos que dizem que este Blog é só jantares e ramboia, aqui fica o reporte de como têm sido as aulinhas!
Como estou no módulo "Communicate" o prato do dia é ter que escrever reportes para navegações IFR básicas... básicas se não fosse o facto de eu ter de trabalhar com um Alferes da Arábia Saudita que vai ser piloto de helis mas que antes era o chefe da messe... além disso, a mim calham sempre as nav's maiores! Depois esta terça, como a turma estava reduzida a metade, por ser feriado Muçulmano, fomos para a sala dos simuladores. FS2004, com Joystick da pintarola, estações de radar com controladores, comunicações... só faltava o cheiro a "J"! Então na primeira parte da manhã o objectivo era treinar os procedimentos rádio no circuito e de seguida iamos ter uma navegação de cerca de 01h20. Então para começar no primeiro circuito um dos Majores Japoneses à descolagem diz "Request stlait in"... foi aprovado e assim ele fez... "stlait in" no rumo da pista até ao infinito... nunca mais ouvimos falar dele! O melhor estava para vir! A navegação era de Dallas para Tinker! (Não se esqueçam que o nosso objectivo era treinar as comunicações) O outro Major Japonês que é um homem com as prioridades definidas, e sabe que os aviões voam por causa do Bernoulli e não por causa do Marconni, descola sem dar cavaco a nínguem atravessa duas pistas e depois começa a pedir vectores radar. O outro Japonês só dizia "Malfunction" e nunca chegou a sair dos calços! O tipo da Letónia descolou com o piloto automático "engatado" no rumo e enrolou uma vrille a 10 metros do chão. Sobrava eu que lá fui levando o zingarelho de VOR em VOR. Eis que não quando peço para descer para 4000' para o ILS em Tinker o Major Japonês (que foi vectorizado de fio a pavio) pede 1000'... o chão era a 1200'!!! Tou eu todo certinho no ILS, na final curta, quando me mandam borregar porque estava um Japonês de papo para o ar na pista!!! Só falatava eu ser "abatido" mas até nos simuladores a Nossa Senhora do ar é Portuguesa e lá consegui meter o estojo no chão! Como diria o Luís Miguel (talentoso co-piloto de Airbus) ainda nos pagam para isto!

4 comentários:

J.B. disse...

Um riso, só espero que connosco tb sejam assim daki a duas semanas!

Anónimo disse...

Ora aí está um dia sem passeios nem comezainas, e de trabalho árduo....! Não diz o tal piloto mas...pergunto eu: -E ainda lhes pagam p'ra isto?!

Anónimo disse...

Olá Luis
Para ser verdadeira parece um post em "estrangeiro" ... ihihihih ...muita letrinha VOR, ILS ... mas parece importante e acima de tudo diffffffffffisilimo !!!
Bom trabalho
Keep the good work
Beijocas minhas e cumprimentos do António
Ana Afonso :)

A J Ferreira disse...

ora la ta.... tou a imaginar essas coisas a acontecer.... E la tao os tugas a mostrar aos outros como se faz né?

grande abraço...